CURSO OPERACIONAL

DECEA promove 5ª edição do SIRESANT em Manaus

O evento foi estruturado em três fóruns
Publicada em: 04/10/2023 15:12
Imprimir
Fonte: DECEA, por Telma Penteado
Edição: Agência Força Aérea

Com a presença de autoridades reguladoras, operadores, pesquisadores e representantes da indústria, foi realizada no dia 04/10, em Manaus (AM), a quinta edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT). Promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) desde 2019, o SIRESANT já foi realizado em algumas das principais capitais do Brasil – Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Recife (PE).

Esta edição foi organizada pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), reunindo a comunidade UAS no Teatro Manauara para um dia de apresentações e debates que tiveram por objetivo impulsionar o mercado de drones e o uso seguro e eficiente destes aparelhos no espaço aéreo brasileiro.

O evento foi estruturado em três fóruns: Normas, Operações e Pesquisa e Desenvolvimento, contando com debates ao final de cada bloco.

Abrindo o Simpósio, o Comandante do CINDACTA IV, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges, deu as boas-vindas a todos e fez uma breve história do surgimento e desenvolvimento dos drones, que teve seu nascimento no meio militar e, a partir do século XXI, sua utilização amplamente difundida no meio civil, “haja vista sua extrema versatilidade e capacidade de tornar serviços que antes eram lentos e de custo elevado em soluções rápidas e eficazes, como, por exemplo, um mapeamento topográfico ou a pulverização de produtos para controle de pragas em fazendas”.

Em seguida, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, agradeceu ao CINDACTA IV pela organização do evento, destacando a situação inusitada de, no ano em que celebramos os 150 anos de Santos Dumont, o homem visionário que colocou um piloto em uma aeronave, estamos debatendo sobre as aeronaves que não serão tripuladas.

“Quantos anos e pelo que tivemos que passar para chegar até aqui e aonde chegaremos ainda no futuro?”, indagou o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DGCEA), que enfatizou os estudos e debates que os profissionais do DECEA têm realizado há anos para contribuir com a missão da Força Aérea Brasileira (FAB) de manter a soberania com vistas à defesa da Pátria e à garantia da segurança da navegação aérea.

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi fez menção aos valiosos estudos do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), tendo o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como parceiro em Inteligência Artificial na operação de drones e no Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS - Unmanned Aircraft System).

Ao longo do simpósio, os palestrantes trouxeram temas da mais alta relevância, como Normas UAS; novidades na regulamentação de drones; tipos e análise de infrações; desafios e soluções para implementação do Gerenciamento do Tráfego Não Tripulado (UTM) no Brasil (BR-UTM), visando à integração segura dentro desta porção do espaço aéreo.

Foram mostradas ainda as operações de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) de uso militar: Hermes 900 (FAB), NAURU1000C (Exército Brasileiro) e SCANEAGLE (Marinha do Brasil).

Todo o evento foi transmitido online pelo canal do DECEA no Youtube e mais de 400 pessoas participaram presencialmente, sendo uma grande oportunidade de integração, coordenação e colaboração entre os principais representantes e os usuários, estudiosos e entusiastas envolvidos com o conceito de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas, proporcionando um ambiente oportuno para a reflexão sobre as melhores práticas e a operação legal e segura dos drones.

Em 2024, a sexta edição do SIRESANT deverá ocorrer na cidade de Curitiba, Paraná. Acompanhem as mídias sociais do DECEA e da Força Aérea para mais informações.

Fotos: Luiz Eduardo Perez / DECEA